Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto de Carlos Antonio entra na pauta da sessão desta terça-feira, 2

    O projeto de lei nº 339/16, de autoria do deputado Carlos Antonio (PSDB), que estabelece o atendimento prioritário a crianças, adolescentes e conselheiros tutelares nas delegacias de Polícia e Institutos Médicos Legais do Estado de Goiás, consta da puata da sessão desta terça-feira, 2, em fae de primeira discussão e votação.

    “A finalidade é garantir, através do atendimento prioritário, o rápido e efetivo atendimento aos conselheiros tutelares, no exercício de suas funções, e às crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de violência, mitigando, desta forma, os riscos à integridade física e emocional destas pessoas”, argumenta o parlamentar.

    No texto, o tucano destaca a legalidade da propositura, salientando que do ponto de vista jurídico, "porque arrimada na Constituição e na Lei, trata-se de iniciativa viável. Isto porque a Constituição Federal de 1988 estabelece, em seu art. 24, XI e XV, os temas da proteção da infância e da juventude e de procedimentos em matéria processual como sendo de competência concorrente entre União e Estados".

    No âmbito de competência, frisa que à União cabe editar normas gerais (art. 24,91º, da CF/88) e aos Estados cabe a edição de normas suplementares (art. 24, 92º, da CF/88). "No contexto de proteção da infância e da juventude, como norma geral da União, há a Lei Federal 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), principal marco normativo no tema. No âmbito dos Estados, inúmeras são as leis que visam suplementar tal norma geral, de molde a dar-lhe os contornos regionais que o tema pede. Assim, é neste ambiente em que se insere esta proposição legislativa, na medida em que busca, na espécie, suplementar o ECA de maneira a especificar melhor o procedimento de atendimento às crianças e adolescentes nas delegacias de Política Civil do Estado de Goiás".

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-carlos-antonio-entra-na-pauta-da-sessao-desta-terca-feira-2/368252143

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)