Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto de Francisco Jr garante assistência religiosa a pacientes hospitalizados

    Aprovado preliminarmente em Plenário, projeto de autoria do deputado Francisco Jr (PSD) dispõe obre a regulamentação da prestação de assistência religiosa nos hospitais públicos e privados do Estado de Goiás.

    De acordo com o parlamentar, o bem-estar espiritual ajuda as pessoas a moderar os sentimentos dolorosos que acompanham a doença, como ansiedade, desesperança, e isolamento. “Desta forma, nota-se a importância da assistência religiosa neste período de fragilização física do cidadão. A fé por si só constitui poderoso auxílio na travessia dos angustiosos mom de dor e doença.”

    O parlamentar explica que a Constituição Federal garante o direito à assistência religiosa aos cidadãos que estiverem em local de internação coletiva, conforme o Art. 5, inciso VII: “É assegurada nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa, na entidade civil e militar de internação coletiva."

    No texto, Francisco Jr afirma que a capelania hospitalar, por estar integrada ao contexto religioso, é responsável pelo desenvolvimento de um relacionamento humano com o paciente, podendo ainda influenciar na humanização dos próprios profissionais da saúde. “Todas as pessoas que se encontram internadas poderão, se assim o desejarem, ou a pedido da famllia, receber visitas de representantes habilitados, de suas respectivas instituições religiosas”, diz.

    De acordo ainda com o deputado, pesquisas demonstram que a fé traz impacto de bem-estar prático emocional e físico. Ele frisa que os assistentes religiosos fazem um papel integrante de apoio e fortalecimento destes recursos religiosos e espirituais.

    A prova, diz o parlamentar, é um estudo com adultos mais velhos, onde mais da metade informou que a religião deles era o recurso mais importante que os ajudou na luta com doença (Koenig, Moberg, &Kvale, 1988).

    Em outro estudo, 44 % dos pacientes informaram que a religião era o fator mais importante que os ajudou na luta com a doença deles ou hospitalização (Koenig, Paire, Searon,.&Travis, 1991). Semelhantemente, 93 % das mulheres em um estudo de pacientes de câncer ginecológicos informaram que a religião aumentou a sua esperança (Roberts, Marrom, Elkins, &Larson, 1997).

    “O conforto espiritual, a palavra de ânimo e esperança, independente de crença ou religião professada auxiliam na manutenção do equilíbrio emocional, tão importante nesses momentos mais delicados da vida de todo ser humano”, conclui o deputado.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-francisco-jr-garante-assistencia-religiosa-a-pacientes-hospitalizados/357095886

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)