Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Simeyzon pede que deputados aprovem projeto que beneficia portadores de Lúpus

    Durante a Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira, 15, o deputado Simeyzon Silveira (PSC) utilizou a tribuna para fazer encaminhamento de voto ao projeto de lei nº 3336/15, de sua autoria. Na oportunidade, ele conclamou aos colegas que votassem favorável à matéria, que se encontrava em primeira fase de discussão e votação.

    Pela proposta, os estabelecimentos de saúde da rede pública estadual deverão fornecer, gratuitamente, bloqueador solar compatível com a necessidade especificada pela área médica aos portadores de lúpus. Ainda conforme a propositura, as pessoas beneficiadas devem ter uma renda mensal de até três salários mínimos.

    Segundo o projeto, o acesso a este direito será garantido por meio de cadastramento do portador de lúpus junto aos estabelecimentos de saúde da rede pública estadual. A proposta também explica que o benefício só poderá ser obtido com a apresentação de receita médica.

    Na tribuna, Simeyzon explicou que o protetor solar a ser utilizado pelos portadores da doença "não se trata de aplicação de um mero cosmético, pois o mesmo funciona como medicamento necessário no controle da doença". Isto porque as manchas, lesões e úlceras orais são provocadas pela sensibilidade ao sol e luz, ou seja, os acometidos por esta fotossensibilidade devem evitar a exposição ao sol e fazer uso diário e intermitente de filtros solares.

    O parlamentar também informou que o projeto faz parte dos resultados práticos obtidos após ele tomar ciência das necessidades deste segmento, em audiência pública que debateu o tema “Lúpus e doenças raras”, no município de Formosa, em setembro do ano passado.

    Nesta ocasião, Simeyzon discutiu com autoridades, especialistas e a população, mais formas para ajudar os portadores de lúpus, considerando o fato de que o município possui um grupo de atenção à doença que realiza um amplo trabalho, mas que ainda possui muitas demandas.

    Ao final do seu pronunciamento a matéria foi aprovada e segue, agora, para segunda e definitiva votação.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/simeyzon-pede-que-deputados-aprovem-projeto-que-beneficia-portadores-de-lupus/315028252

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)