Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovado na CCJ projeto que reduz ICMS para produtores rurais

    De autoria do deputado Lissauer Vieira (Rede), tramita na Assembleia Legislativa, com aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e encaminhamento à Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, projeto de lei nº 2760/15, que altera a Lei 13.453/99, que autoriza a concessão de crédito outorgado e de redução da base de cálculo do ICMS para produtores rurais.

    A propositura trata, segundo o deputado, de medida de desoneração do ICMS em setor fundamental para a economia do Estado de Goiás, qual seja, o do agronegócio. Atendendo à demanda de entidades do setor, a desoneração no imposto incide sobre o óleo diesel, combustível essencial para movimentar toda estrutura de preparação e cultivo no campo, trará novos ares na impulsão do produtor rural rumo à saúde comercial.

    Através de estudos do Instituto de Economia Agrícola (Imea), da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), comprovam que a redução do ICMS do óleo diesel ajuda o produtor. Este estudo foi um dos argumentos utilizados para reforçar o acordo entre o Estado de Mato Grosso e o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindpetróleo), para redução do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) do óleo diesel.

    Lissauer salienta que, em Goiás, a elevada tributação sobre o óleo diesel vem causando custos a mais na produção agrícola, e em consequência gerando alimentos mais caros para nossa sociedade. Assim, uma forma de se evitar isto é a desoneração desta carga tributária, onde que por diversos estudos tal ação não gerará perda de receitas ao cofres do Estado, tendo em vista que se compensa em outras ações como o aumento do consumo e produção.

    Após votação na Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento o projeto segue para votação em Plenário.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovado-na-ccj-projeto-que-reduz-icms-para-produtores-rurais/298631321

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)