Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Organização social

    O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em parceria com o Instituto de Direito Administrativo de Goiás (Idag) e o Sindicato dos Jornalistas do Estado de Goiás, promoveu nesta quinta-feira, 28, na Escola Superior de Advocacia do Estado de Goiás, em Goiânia, a oficina Organizações Sociais - novo modelo de gestão de serviços públicos. A Assembleia Legislativa apoiou o evento.

    O objetivo da Oficina foi proporcionar o debate entre administradores públicos e gestores privados, juristas e estudiosos das políticas de saúde, além dos órgãos de controle, como Tribunais de Contas, Ministério Público e Poder Judiciário, sobre a crescente participação das entidades do terceiro setor na prestação de serviços públicos, especialmente na área de saúde, nos últimos anos.

    Diversas palestras foram ministradas durante o evento. Dentre os palestrantes estava o assessor jurídico do Idtech, Juscimar Ribeiro, que destacou a importância de esclarecer alguns pontos sobre a transparência deste modelo de gestão.

    "As entidades qualificadas como Organizações Sociais, ao celebrar contratos de gestão com o poder público e dele receber recursos, não estão livres para fazer o que bem pretenderem com as verbas. A legislação em vigor é rigorosa" , lembrou.

    O procurador do Estado, Antônio Flávio de Oliveira, explicou que o contrato de gestão e a terceirização são de fato instrumentos que a administração pública possui para realizar de uma forma mais eficaz suas atividades, principalmente aquelas que visam o benefício da população.

    "Mesmo tendo o mesmo objetivo, eles são diferentes, pois através do contrato de gestão você tem a transferência para uma entidade privada, qualificada como organização social, da realização de todas as atividades incumbidas a um determinado setor da administração pública, ao passo que na terceirização você tem apenas a realização por uma empresa que foi contratada mediante procedimento licitatório de alguma atividade", explicou o procurador Antônio Flávio.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações85
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/organizacao-social/2787353

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)