Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Agronegócio

    A Assembleia Legislativa de Goiás realizou, na manhã desta terça-feira, 21, na Sala Solon Amaral, a audiência pública Agropecuária em Foco. O encontro foi promovido pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Francisco Júnior (PMDB), e instituiu oficialmente o grupo de trabalho que organizará os encontros regionais do agronegócio nos próximos dois anos.

    Coordenado pela Assembleia Legislativa, o grupo de trabalho inclui representantes das Secretarias da Agricultura (Seagro), de Ciência e Tecnologia (Sectec), de Gestão de Planejamento (Segplan), além da Faeg, SGPA, Fetaeg, Emater, Ceasa e OCB. O seu objetivo será determinar o cronograma de 14 encontros para a elaboração de um amplo diagnóstico sobre a realidade da agropecuária no Estado.

    Compuseram a mesa do encontro o deputado Francisco Júnior (PMDB), presidindo os trabalhos; o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Antônio Flávio Camilo, representante do governador Marconi Perillo; o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Ricardo Yano; o presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira; e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), José Mario Schreiner.

    Também estiveram presentes na audiência, o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deputado Wagner Siqueira (PMDB); os deputados Karlos Cabral (PT) e Francisco Gedda (PTN); o representante do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-GO), Francisco Almeida; o suplente do senador Demóstenes Torres, Eduardo Fleury; e o vice-presidente da Facieg, Caio Flávio.

    Francisco Júnior informou que o grupo de trabalho terá a responsabilidade de preparação prévia dos encontros, identificando os principais problemas da região e buscando parceiros. Queremos concatenar as ações das entidades nos municípios com as ações do Poder Público, e potencializá-las. Criar melhores condições para o produtor e eliminar os gargalos que impedem o desenvolvimento do setor rural, afirmou o deputado.

    O parlamentar disse também que todas as informações tiradas da audiência pública serão encaminhadas ao governador Marconi Perillo (PSDB), por intermédio do secretário de Estado de Agricultura, Antônio Flávio de Lima, que integra a mesa dos trabalhos.

    Portugal

    Durante a audiência pública, Paulo Araújo, representante da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant), de Portugal, fez o relatório da 22º Feira Nacional de Agricultura daquela região, quando destacou a participação dos deputados goianos Francisco Júnior e Wagner Siqueira, ambos do PMDB. E deixou clara a intenção da Nersant em contribuir para futuras rodadas de negócios entre empresários brasileiros e portugueses.

    As rodadas de negócios em Portugal envolveram 57 empresas, sendo 48 portuguesas e 9 brasileiras, com uma movimentação estimada de 15 milhões de euros. O relatório completo com as informações sobre as ações realizadas pela missão brasileira em Portugal pode ser baixado no link: http://www.megaupload.com/?d=RV3T4DPY

    Francisco Júnior informou ainda que Goiás também deverá receber uma missão de empresários e autoridades portuguesas no final do mês de setembro, no mais tardar no início de outubro, para debater o interesse de Portugal em investir no Estado.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agronegocio/2743963

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)