jusbrasil.com.br
20 de Setembro de 2019
    Adicione tópicos

    Saúde dos servidores intoxicados da Funasa é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa

    O Mandato Popular do deputado Mauro Rubem (PT/GO), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado de Goiás (SINTSEP-GO), realiza nesta segunda-feira, 20, a partir de 14 horas, audiência pública sobre a "Saúde dos servidores intoxicados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Ministério da Saúde". A audiência, que encerra um ciclo de seminários regionais sobre o tema, realizados nos últimos meses no interior do Estado, tem como objetivo apresentar diagnóstico da situação dos trabalhadores expostos a inseticidas altamente tóxicos sem a devida proteção, no início dos anos 80, além de cobrar do Governo Federal medidas para tratamento e indenização dos intoxicados e famílias envolvidas.

    Para Mauro Rubem, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa do Legislativo goiano, é preciso, o quanto antes, fazer justiça aos trabalhadores que garantiram saúde e qualidade de vida à população por vários anos. "Precisamos reconhecer a importância do serviço exercido por estes trabalhadores e principalmente cobrar das autoridades o reparo dos danos aos intoxicados, que vem sofrendo sérios descasos e preconceitos por conta da contaminação. Muitos brasileiros não morreram em função do comprometimento destes trabalhadores com o combate a malária, dengue e outras doenças. Por isso, a importância de relatarmos essas violações e sistematizarmos as investigações já realizadas. Esses trabalhadores merecem tratamento e proteção", reforça.

    A intoxicação, que aconteceu na antiga Sucam pelos inseticidas DDT e Malathion, foi responsável por agravar o estado de saúde de vários trabalhadores ao afetar o sistema nervoso dos contaminados, causando atrofia de membros, dores musculares e alteração no sistema neurológico, além de mudanças de comportamento como transtornos emocionais e depressão. Foram convidados para a audiência, autoridades políticas, servidores da Funasa, familiares dos trabalhadores intoxicados e representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério Público Federal e do Trabalho, etc.

    Serviço

    Audiência Pública "Saúde dos servidores intoxicados da Funasa e Ministério da Saúde

    Data: 20 de junho de 2011 (segunda-feira)

    Horário: a partir de 14 horas

    Local: Auditório Costa Lima - Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alameda dos Buritis, nº 231, Setor Oeste)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)