Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pelos idosos

    Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado nesta quarta-feira, 15, a Assembleia Legislativa realizou nesta manhã, no Auditório Costa Lima da Casa, cerimônia de assinatura do Pacto com o Grupo Gestor dos Direitos da Pessoa Idosa.

    O evento foi uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Casa; da Rede de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Goiânia, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO); e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

    Estiveram presentes, o presidente da Comissão, deputado Mauro Rubem (PT); o diretor de Promoção dos Direitos Humanos, Vilson Augusto de Oliveira, representando a secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes; o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Luiz Humberto Guimarães, representando o governador Marconi Perillo (PSDB); e a secretária municipal de Assistência Social, vereadora Célia Valadão (PMDB), representando o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT).

    Também presenciou o evento, o coordenador do projeto Plantar, Danilo Suassuna; o diretor regional dos Correios em Goiás, Sérgio Repolho; o promotor de justiça do Ministério Público, Vinícius Jacarandá; e a pró-reitora de extensão e apoio estudantil da PUC, Márcia de Alencar.

    Na cerimônia, o pacto foi assinado pelos integrantes da mesa e por vários representantes de entidades, conselhos, e secretarias municipais e estaduais. O pacto prevê o respeito, proteção e valorização da pessoa idosa no município de Goiânia, atuando em seis eixos: análise da situação, mobilização e articulação, defesa e responsabilização, atendimento, prevenção e protagonismo. Trata-se de uma articulação da Rede de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Goiânia, com base em projeto desenvolvido pela PUC e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

    Mauro Rubem enalteceu o envolvimento do Estado, Prefeitura de Goiânia, universidade e entidades no assunto e, ainda, destacou que é momento de atentar para a questão tendo em vista que a população está envelhecendo e na mesma medida em que cresce o número de idosos, cresce os casos de violência e violação dos direitos destes cidadãos.

    "Precisamos desenvolver a consciência. Vivemos um momento turbulento, em que muitos valores estão invertidos, e por conta disso presenciamos cada vez mais violações dos direitos e violência contra idosos, muitas das vezes partindo da própria família. Portanto temos que trabalhar no sentido de prevenir, evitar e conscientizar a sociedade para essa questão" , disse o parlamentar.

    Célia Valadão disse que muitas vezes o Estado tem que fazer o papel da família. "Os próprios familiares, muitas vezes, são os principais agentes de violência contra o idoso. Existe a violência da indiferença, da falta de tempo, entre outras. O Poder Público tem que amparar essas pessoas e nós, como a outra parte, devemos tentar nos melhorar tendo como referência, em tudo que fazemos, o amor ao próximo."

    Correios

    Os Correios, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, lançaram simbolicamente selo e carimbo comemorativos e alusivos ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. O diretor regional dos Correios lembrou que o lançamento oficial ocorria simultaneamente na cidade de Salvador, pela secretária nacional de Direitos Humanos, ministra Maria do Rosário.

    "O selo postal retrata os eventos mais importantes de um país e no Brasil não foge à regra. Hoje lançamos esse selo que tem a ver com a dignidade e o respeito aos idosos, que são nossa raiz e devemos preservar", explicou Sérgio Repolho.

    Para simbolizar a proteção, solidariedade e respeito às pessoas idosas, o selo retrata um casal sob um guarda-chuva, estampado com as palavras amor, respeito, dignidade e carinho. Acima do guarda-chuva protetor estão impressas as palavras agressão, indiferença, violência e desrespeito, representadas em formas de gotas d'água, que são repelidas, não atingindo os idosos protegidos das tormentas de atos que impeçam a sua felicidade, integridade e qualidade de vida. Foram utilizadas técnicas de desenho com caneta hidrocor e computação gráfica. A tiragem é de 300 mil selos.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pelos-idosos/2735984

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)