Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Goiás-China

    O deputado Frederico Nascimento (PTN) viajou, recentemente, a China e participou da solenidade que firmou, no dia 20 deste mês, o Acordo Goiás-China. O objetivo do Acordo é ampliar a produção de soja em 6 milhões de toneladas, através de investimentos chineses, na ordem de US$ 7 bilhões. O memorando de cooperação foi assinado pelo secretário da Agricultura da Província de Hebei, Zhao Guo Ling, na capital Shijazhuang, e pelo secretário da Agricultura de Goiás, Antônio Flavio Camilo de Lima.

    A cerimônia foi aberta pelo secretário chinês, que agradeceu a presença da comitiva goiana e fez uma apresentação da agricultura de Hebei e de suas principais commodities. O secretário goiano apresentou um panorama da agricultura de Goiás e teceu considerações sobre a realidade goiana.

    Além do secretário de Agricultura, Antônio Flávio Camilo Lima e do deputado Frederico Nascimento (PTN) participaram dos encontros o consultor da Faeg, Rodrigo Ribeiro e o assessor Elie Chediac (Assuntos Internacionais). Do lado chinês, acompanharam o ato a representante da Estação de Agrotecnologia do Departamento de Agricultura de Hebei, a agrônoma Duan Lingling; o consultor do mesmo departamento, Li Da Bei; e o diretor do Project Management Office on Utilization of Foreign Fund for Agricultural Development of Hebei Province, Zhang Shuan Yang.

    O deputado afirmou que a parceria é relevante para o Estado de Goiás por gerar mais empregos, aquecer a economia e privilegiar os produtores através do empréstimo de dinheiro com juros mais baratos. Os chineses financiam os produtos de Goiás, compram toda a produção, além de garantirem a infraestrutura, construírem galpões na região Norte do Estado, como, por exemplo, Jaraguá e Uruaçu. Nessa região, passará a Ferrovia Norte-Sul, que escoará a produção a um custo mais acessível."

    Com amplas áreas para cultivo e investimentos em infraestrutura e tecnologia, a região Centro-Oeste do Brasil já responde por mais da metade da receita de grãos colhidos no País. Uma injeção de aproximadamente R$ 74,4 bilhões ou 77% do resultado da venda de soja, milho, algodão e arroz, conforme consultores especializados. Goiás participa do ranking, já que é um dos maiores produtores de soja, milho e carnes. Com a alta dos preços dessas commodities no mercado internacional, os ventos favoráveis à expansão do agronegócio goiano sinalizam, para os próximos anos, investimentos substanciais, oriundos de economias mundialmente consolidadas.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/goias-china/2660314

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)