jusbrasil.com.br
28 de Fevereiro de 2021
    Adicione tópicos

    Político do Ano 2015

    Presidente da Assembleia Helio de Sousa é eleito Político do Ano de 2015, pelo Clube de Repórteres Políticos, na sexta-feira, 20.

    O Presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (DEM), foi eleito o “Político do Ano” pelo Clube dos Repórteres Políticos de Goiás na semana passada. Trata-se da primeira vez que um representante do Parlamento goiano recebe a honraria. O parlamentar Carlos Antônio foi escolhido o “Deputado Estadual do Ano” pela entidade, que congrega os jornalistas que cobrem política no Estado.

    O Clube dos Repórteres Políticos elegeu como “Congressista do Ano” o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). O título de “Vereador do Ano” ficou nas mãos do Presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira. A eleição foi realizada na última sexta-feira, 20, no Palácio Alfredo Nasser, sede da Assembleia Legislativa.

    O Presidente do Clube dos Repórteres Políticos, jornalista Divino Olávio, afirmou que provavelmente esta é a primeira vez que um deputado estadual, no exercício do mandato, recebe o título de “Político do Ano”. De acordo com ele, Helio de Sousa é um dos raros casos de políticos eleitos por três anos consecutivos – outro caso semelhante é o do Governador Marconi Perillo, nominado em categorias diversas.

    “Posso afirmar que não me recordo de nenhum deputado estadual no exercício do mandato que tenha sido homenageado com o principal prêmio do Clube dos Repórteres Políticos ao longo de sua história. Helio de Sousa foi premiado por três anos consecutivos – duas como melhor Deputado Estadual e agora, como Político do Ano. Isso prova a consistência do trabalho sério que o Presidente da Assembleia tem realizado ao longo de sua carreira”, afirmou Divino Olávio.

    BIOGRAFIA

    Em 29 de julho de 1947, Helio Antônio de Sousa, quinto filho do casal Dionísio e Rosinha, nasceu na Fazenda Córrego do Mel, em Buriti Alegre. Em 1962, muda-se com a família para Goiânia, onde continua os estudos no Colégio Estadual Pedro Gomes. Em 1967, foi aprovado no vestibular de Medicina da Universidade Federal de Goiás.

    Já na faculdade de Medicina, começou a lecionar Química no Colégio Inhumas; depois, tornou-se docente no Colégio Costa e Silva, em Goiânia, e foi aprovado em concurso para o Colégio Aplicação da UFG. Em 1973, formou-se em Medicina pela UFG. Em julho daquele ano mudou-se para Goianésia, onde tornou-se co-fundador do Hospital São José, ao lado dos médicos José Barbosa de Oliveira e José Dias Rezende.

    Helio de Sousa é casado com Maria Célia Gomes Sousa desde 1974. É pai de três filhos, Macélio, Danielle e Helio Jr. Possui quatro netos: Gabriel e Cecília, filhos de Macélio e Fabiana; e Davi e Alice, filhos de Pablo e Danielle.

    Helio de Sousa foi presidente da Associação Veteranos Esporte Clube; Presidente do Sindicato Rural de Goianésia; Presidiu também o Lions Clube de Goianésia. Em 1985, participou da fundação do PFL no município. Por este partido, tornou-se prefeito de Goianésia por dois mandatos (1989/1992 e 1997/2000), realizando importantes ações nas áreas de educação, saúde, segurança pública e urbanização.

    Em 1994, foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual. Na ocasião, presidiu a Comissão de Organização dos Municípios e recomendou a criação de 14 municípios em Goiás. Em 2001, tornou-se Coordenador Geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) a convite do governador Marconi Perillo. Foi Secretário de Estado da Saúde entre julho de 2008 e fevereiro de 2009, a convite do ex-governador Alcides Rodrigues.

    Helio de Sousa foi novamente eleito deputado estadual para o quadriênio 2003/2007. Desde então, tem sido reeleito para a Assembleia Legislativa, ocupando importantes cargos no Parlamento goiano. Foi presidente da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ) em 2005 e no biênio 2007/2008. Em 2009, tornou-se presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento.

    O deputado Helio de Sousa aprovou importantes projetos, como o “Estatuto do Portador de Câncer” e a Emenda Constitucional que destina 0,8% da receita tributária líquida do orçamento do Estado para Investimentos no Vale do São Patrício e Norte Goiano. Em 2012, tornou-se líder do Governo na Assembleia Legislativa, sendo eleito vice-presidente da Casa em 2013. Em setembro de 2014, assumiu a Presidência do Poder Legislativo.

    Helio de Sousa exerceu o cargo de Governador em exercício em janeiro de 2015, sendo reconduzido à Presidência da Assembleia Legislativa em fevereiro deste ano. À frente do Parlamento, tem realizado importantes ações de gestão e transparência.

    DEPUTADO

    Maranhanse de Santa Inês, Carlos Antonio é radialista. Iniciou sua carreira em 1987, na Rádio Capital de Brasília. Atuou em rádios das cidades de Anápolis, Araguari (MG), Caldas Novas e Goiânia. Graças ao trabalho social desenvolvido no rádio, candidatou-se a vereador de Anápolis, em 2004, pelo PSDB, quando obteve 1.277 votos, ficando na suplência. Em 2008, foi eleito, sendo o mais votado para a Câmara Municipal de Anápolis, ao conquistar 2.651 votos.

    Neste mandato, foi vice-presidente da Câmara nos anos de 2009 e 2010. Em 2010, na disputa por uma das 41 cadeiras na Assembleia, Carlos Antonio obteve 17.392 votos, que 15.474 somente em Anápolis. Seu primeiro mandato na Casa, foi presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, empreendendo várias visitas técnicas a Conselhos Tutelares de todo o Estado para melhorar suas condições de funcionamento. Por intermédio do parlamentar, o Governo do Estado ampliou a frota de veículos e aparelhou as sedes destes órgãos.

    Carlos Antônio tem sido reconhecido publicamente por seu trabalho à frente da Comissão da Criança e do Adolescente, cujo trabalho tem reforçado a importância dos Conselhos Tutelares e medidas que assegurem aos menores seus direitos constitucionais.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)