Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Agricultura

    O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Tiãozinho Costa (PT do B), afirmou que no ano de 2010 a Comissão cumpriu sua meta de atividades. "Enxugamos a pauta de todos projetos de Lei encaminhados a nossa Assessoria, com o auxílio da Procuradoria da Casa, e não deixamos nenhum processo em aberto", disse.

    O parlamentar informou também que a Comissão de Agricultura cumpriu seu papel fora do Parlamento, realizando audiências públicas e vistorias ligada ao setor agropecuário. As atividades da Comissão, segundo Tiãozinho Costa, se concentraram no primeiro semestre de 2010 em virtude das eleições que ocorreram este ano.

    "Nosso trabalho à frente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo é trazer para a Assembleia Legislativa as questões de destaque no cenário do agronegócio em nosso Estado. Encontrar soluções para os graves problemas que os pequenos produtores possuem e criar políticas públicas que beneficiem a classe ruralista de Goiás, buscando a integração entre o desenvolvimento do agronegócio e a sustentabilidade, é o nosso compromisso", registra o relatório assinado pelo deputado.

    E acrescenta: Trabalhar para que todas as questões desse importante setor da economia encontrem consonância no Legislativo, trazendo o debate para esta Casa de Leis,abrindo espaço para que os produtores, sindicatos, entidades, universidades e até mesmo escolas possam buscar, com a nossa parceria, soluções para os problemas que se apresentam no Estado é o grande desafio.

    Emater

    O deputado Tiãozinho Costa relatou o projeto do Governo Estadual que pedia a volta da Emater. O parlamentar foi favorável à matéria e fez questão de frisar a seus companheiros parlamentares a importância da entidade para a assistência técnica ao produtor rural, que proporciona o desenvolvimento da agricultura familiar, investindo em pesquisa e extensão. São aspectos essenciais e fundamentais para o Estado que tem grande parte de sua economia voltada para o agronegócio.

    O parlamentar que, desde a época da reforma administrativa, em que foi extinta a Agenciarural, lutou para que a Emater fosse reativada, comemorou ao lado de entidades, associações e sindicatos quando a Assembleia aprovou e o Governo assinou o decreto que reativou a empresa estatal. A Emater está em fase de reformulação e deve voltar ao trabalho de assistência em breve.

    Agrodefesa

    Tiãozinho Costa deu parecer favorável ao Plano de Cargos e Salários dos servidores da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). O parlamentar ouviu as reivindicações do grupo e a partir daí elaborou emendas e conversou com os colegas parlamentares que aprovaram a matéria privilegiando os funcionários da pasta.

    Segundo Tiãozinho, o plano de Cargos e Salários proporciona justiça salarial e promove ainda mais ânimo ao trabalho de assistência técnica realizado pela Agrodefesa.

    Água

    A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo realizou, em 22 de março deste ano, um evento em que se discutiu o desperdício, a qualidade, a quantidade da água e a sustentabilidade.

    Com uma série de parceiros importantes como Fieg, Faeg/Senar, Sebrae, Saneago, GeoAmbiente, Embrapa, e Secretarias de Educação, de Saúde e de Agricultura, a Comissão recebeu escolas, universidades e entidades para uma mostra de projetos ambientais que destacou as ações sustentáveis desenvolvidas por cada instituição no que tange à redução do consumo e do desperdício de água. Com palestrantes especialistas no assunto, o evento foi de alto nível.

    Dia Mundial do Meio Ambiente

    Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Comissão de Agricultura e Pecuária realizou o debate Desafios para a Sustentabilidadeem que foram discutidos questões como a Produção Agrícola Sustentável, monitoramento e desenvolvimento do Cerrado e Educação para a Sustentabilidade. Escolas e universidades participaram do encontro, que teve ainda uma mostra de projetos sustentáveis e de educação ambiental desenvolvidos por entidades parceiras, universidades e escolas.

    Situação das Rodovias

    Em parceria com a Comissão de Organização dos Municípios e com a deputada Adriete Elias (PMDB), a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo discutiu no dia 16 de junho a situação das rodovias de Goiás.

    Especialistas apresentaram as reais condições da malha viária estadual que em sua maioria está em condição precária, o que prejudica o escoamento da produção, tornando-o mais caro, mais demorado e, portanto, menos competitivo. O problema apontado como o principal é a falta de investimento em infraestrutura e de meios alternativos para o transporte de cargas como ferrovias e hidrovias.

    Patrulhas mecanizadas

    O deputado levou, em parceria com deputados federais e senadores, recursos para que as cidades possam investir em patrulhas mecanizadas. Pá-carregadeira, caminhões, tratores, esteiras, plantadeiras, colheitadeiras e muito mais foram adquiridas pelos municípios graças aos recursos enviados pelo parlamentar.

    Segundo Tiãozinho, o maquinário pesado deve refletir na produção e até mesmo na melhoria da qualidade de vida, especialmente da população da zona rural, nos municípios beneficiados. Cinquenta e uma cidades receberam os recursos.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações73
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agricultura/2521481

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)