Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Turismo em Aragarças

    Deputado Simeyzon realizou evento que discutiu as demandas e o potencial do município, com destaque para o Turismo.

    Audiência pública realizada pelo deputado Simeyzon Silveira (PSC) no município de Aragarças na noite da última sexta-feira, 18, discutiu as demandas e as potencialidades da cidade. Segundo os moradores, que se reuniram no Espaço Eves, esta é a primeira vez que um parlamentar estadual tem este tipo de iniciativa, o que, para eles, faz com que a Assembleia Legislativa de Goiás se aproxime dos cidadãos aragarcenses. Na opinião popular, esta parceria trará muitos benefícios para a região.

    Dentre as reivindicações apresentadas pela população, estão problemas relacionados à infraestrutura básica nas áreas de saúde, educação e saneamento. Também foram cobradas medidas que visem o fomento do turismo local. De acordo com a comunidade, o segmento representa em Aragarças o maior potencial para o desenvolvimento de sua economia, tendo em vista que a cidade é banhada pelo Rio Araguaia, que percorre cerca de 80 km das suas terras, onde podem ser vistas inúmeras praias.

    Conforme Simeyzon, durante a tarde desse mesmo dia, ele fez algumas visitas na cidade para avaliar melhor as suas demandas e potenciais. Visitou a casa do professor de Biologia, Gilmar Messias e a do funcionário público Hélio Fortaleza, que organiza campeonatos de futebol no município. Ele também fez visita à Escola Estadual Tales Pompeo de Pina (onde estudam 125 alunos do 1º ao 5º ano) e à sede do projeto “Mulheres Guerreiras em Ação” (uma iniciativa que cuida de idosas, que fazem artesanatos, e de dependentes químicos). O último local visitado foi o museu “Casa de Pedras”.

    De acordo com o parlamentar, após terem sido colhidas as reivindicações, ele trabalhará de forma estratégica junto à Assembleia para que o município possa ter avanços, “seja na resolução das suas necessidades básicas e, também, no que tange a medidas que visem um melhor proveito das suas potencialidades”, disse.

    Segundo o deputado, o que for de sua competência, ou seja, o que remeter à esfera estadual, tomará providências via requerimentos destinados às devidas autoridades, que serão formalmente apresentados em Plenário. Ele informou, ainda, que durante o seu mandato, pretende apresentar anualmente para Aragarças, pelo menos uma emenda parlamentar ao Orçamento do Estado.

    Turismo

    O segmento foi o centro das abordagens feitas durante a audiência pública, tanto em relação às suas demandas, quanto ao seu potencial econômico para o desenvolvimento do município. Neste sentido, Simeyzon trouxe para o debate o que, segundo ele, representa a principal ação a médio prazo que está sendo desenvolvida pela agência gestora do Turismo em Goiás, a qual conta com a sua parceria: a criação do Fundo Estadual do Turismo.

    O deputado comunicou que já fez uma análise da minuta do projeto, enquanto presidente da Comissão de Turismo, e a devolveu à Goiás Turismo. Ele disse que a matéria está prestes a dar entrada na Casa de Leis e que, quando já estiver protocolada, pretende realizar audiências públicas em cidades-polo que se destacam na área do turismo no intuito de debater novas ideias, objetivando aperfeiçoá-la ainda mais.

    Simeyzon destacou que o fundo será uma ferramenta de grande importância para que os municípios consigam fazer a sua divulgação em mídias regionais e nacionais. Nesta perspectiva, o empresário do ramo hoteleiro, Everaldo Santolin, ressalta que Aragarças anseia por uma maior visibilidade midiática na rota turística do Estado e que esse é um dos motivos pelos quais a região carece de investimentos na área.

    Para Everaldo, a cidade não tem a devida atenção por parte das instituições que representam o Turismo no Estado. “É notório a atenção dos órgãos do Governo para outras regiões como Pirenópolis, Cidade de Goiás e Caldas Novas, o que nos deixa um pouco enciumados. Para conseguirmos uma midiazinha para Aragarças é preciso retirar leite de pedra”, disse.

    Ainda neste sentido, o representante da Goiás Turismo, o coordenador de Turismo do Vale do Araguaia, Fábio Cabral, disse que Aragarças ficou fora do planejamento estratégico de políticas públicas que estão sendo realizadas pela Goiás Turismo, mas que se o município conseguir cumprir alguns requisitos, será possível inclui-lo. Ele explicou, ainda, que estas políticas são desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, as quais são repassadas para estados e municípios.

    De acordo com Simeyzon, o atual momento é favorável para investir no ramo, pois, segundo ele, o turismo é uma das ferramentas que mais movimentam a economia brasileira e uma excelente alternativa para ajudar a vencer dificuldades econômicas que o País vem enfrentando.

    Para ele, é preciso pensar sempre no turismo como negócio e, portanto, em como tirar proveito de forma responsável das potencialidades de Goiás para o fomento de sua economia. Nesta perspectiva, o deputado destaca o crescimento do turismo regional no Brasil e diz que só este ano, já houve um avanço de mais de 30%.

    Participantes

    O evento reuniu a comunidade, vereadores, conselheiros tutelares, dirigentes partidários, pessoas ligadas à área da educação e cultura, empresários da região do ramo de turismo, hotelaria e comércio e um representante da Agência Estadual de Turismo. Diversos veículos de comunicação acompanharam a audiência.

    Compuseram a mesa diretiva os seguintes: o presidente da Comissão de Turismo, deputado Simeyzon, representante da Câmara Municipal de Aragarças e dos profissionais de educação do município, vereadora Regina Célia e professora Vangislene Moreira, sucessivamente, e a presidente do Conselho Tutelar da cidade, Claudete Pereira Queiroz.

    E, ainda: da Goiás Turismo, o coordenador de Turismo do Vale do Araguaia, Fábio Cabral, o presidente municipal do PSC e representante do segmento comercial de Aragarças, João Luiz Nunes Carneiro e a diretora do museu “Casa de Pedras”, professora Zélia Diniz. A mesa dos trabalhos contou, também, com a presença de Everaldo Antonio Santolin, representante do setor hoteleiro da cidade e propositor do convite feito ao deputado Simeyzon.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações139
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/turismo-em-aragarcas/237573663

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)