Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em Audiência Pública, Simeyzon assume compromisso com portadores de lúpus

    Ocorreu na última sexta-feira, 25, em Formosa, a audiência pública com o tema “Lúpus e doenças raras”, de propositura do deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC). O evento aconteceu na Câmara Municipal e reuniu centenas de pessoas. O deputado apresentou aos participantes duas propostas de lei que protocolará na Assembleia Legislativa nesta semana. Audiência pública com portadores de Lúpus e doenças raras.

    Ocorreu na última sexta-feira, 25, em Formosa, a Audiência Pública com o tema “Lúpus e doenças raras”, de propositura do deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC). O evento aconteceu na Câmara Municipal e reuniu centenas de pessoas.

    O município possui um “Grupo de Atenção à Pessoa com Lúpus”, cujo trabalho desempenhado já é reconhecido na sociedade. Inúmeros benefícios já foram conseguidos por esse grupo em favor de pessoas portadoras da doença, como facilitação e prioridade no atendimento médico hospitalar, passagem para pessoas com tratamento já consolidado em Brasília e cessão de protetor solar.

    Segundo Simeyzon, o objetivo da audiência pública é o de ouvir a população nas suas demandas e carências, e foi notado por ele que havia uma demanda no sentido de promover melhores políticas públicas com os portadores do Lúpus e doenças raras em geral. “Viemos fazer uma audiência técnica para que ouvíssemos a população, os portadores e especialistas no assunto. Precisamos fazer com que as pessoas conheçam mais sobre o Lúpus”.

    Após a audiência, Simeyzon apresentou aos participantes duas propostas de lei, que protocolará na Assembleia Legislativa nesta semana, como parte dos resultados práticos obtidos após tomar ciência das demandas deste segmento.

    O primeiro projeto de lei que pretende apresentar diz respeito ao fornecimento gratuito de bloqueador solar aos portadores de lúpus pela rede pública estadual de saúde. Simeyzon explica que a intenção é fazer com que estes produtos de proteção solar saiam da configuração de cosmético e entrem na condição de medicamente de primeira necessidade para as pessoas lúpicas.

    A segunda propositura que entrará em tramitação na Casa institui a Semana de Conscientização sobre a doença. O deputado diz que se empenhará em fazer uma campanha massiva para levar informação à sociedade, o que para ele, é uma medida que contribui bastante na luta dos portadores de lúpus pelos seus direitos e, também, para a extinção do preconceito que existe em torno da doença.

    Para a ocasião, estavam presentes, dentre autoridades e especialistas no assunto, os seguintes: o vereador do município, Wenner Patrick (propositor do convite feito ao deputado Simeyzon), o presidente da Câmara, Jurandir Oliveira, a vice-prefeita Argentina Martins, e a coordenadora do “Grupo de Apoio aos Lúpicos”, Vânia Pereira.

    E, também: a representante da Secretaria de Saúde, Candice Falcão, do Conselho de Educação e de Turismo, Fabiano Rabelo e Jander Paulo, sucessivamente, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), a delegada Fernanda Lima, e o promotor de saúde da cidade, João Paulo Cândido.

    Segundo Vânia, hoje o grupo tem conseguido apoio de psicólogos, da secretaria de saúde. “Nossos medicamentos de uso contínuo são caríssimos e não temos acesso a eles aqui na cidade. Estamos lutando para que estes sejam entregues de graça. Queremos mais facilidades e contamos com o apoio do deputado Simeyzon”, afirmou.

    Para a coordenadora do Grupo, o que todos querem é apenas um tratamento mais digno, sem que seja preciso viajar para Goiânia e Brasília para se conseguir estes medicamentos. “O Lúpus é pouco conhecido e pouco discutido tanto pela imprensa quanto pelas próprias pessoas que trabalham diretamente com saúde. Precisamos divulgar mais”, salientou Vânia Pereira.

    Encontro com prefeito

    O parlamentar, que é presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, participa, ainda participou de uma reunião do Conselho Municipal de Turismo de Formosa (COMTUR) de Formosa, para a posse de Jander Paulo à presidência do mesmo. O encontro teve lugar no gabinete do prefeito da cidade, Itamar Barreto (PSD).

    Fonte: Assessoria de Imprensa

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-audiencia-publica-simeyzon-assume-compromisso-com-portadores-de-lupus/236720360

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)