Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Escritor belga critica expansão da soja e do consumo de carne

    O deputado Mauro Rubem (PT) recebeu, em seu gabinete, na tarde desta terça-feira, 25, o filósofo e escritor belga Luc Vankrunkelsven, que está em Goiânia para lançar o livro "Brasil Europa em Fragmentos" e realizar a palestra "Necessidades Econômicas, Sociais e Ambientais".

    Mauro Rubem e o escritor fizeram uma visita ao gabinete do presidente da Casa, deputado Helder Valin (PSDB), onde conversaram sobre a expansão da soja, da cana-de-açúcar e da carne na região do Cerrado e os riscos que isso representa se não for feito de forma sustentável.

    Helder Valin ressaltou a importância do livro de Vankrunkelsven e da palestra que o escritor vai realizar nesta quinta-feira, 27, às 8 horas, no auditório da PUC - GO, para promover a conscientização sobre a importância de se proteger o meio ambiente.

    O presidente da Casa ventilou a possibilidade de que a Assembleia promova um intercâmbio com o Parlamento belga para se promover o Cerrado naquele País. O escritor apoiou a ideia e disse que, ao contrário do que acontece em relação à Amazônia, o bioma do Centro-Oeste brasileiro é praticamente desconhecido entre os europeus.

    Segundo Luc, duas expressões do desenvolvimento de Goiás, a carne e o carro, são hoje também os principais símbolos da globalização, mas estão trazendo grandes prejuízos ao planeta por causa dos danos ambientais que a produção de ambos tem provocado. A soja, explica o escritor, é o vínculo entre o consumo de carne e o carro: 80% dos grãos consumidos no mundo são destinados para a produção de ração animal. Temos agora no Brasil, na Europa, no mundo, a febre do biodiesel. A locomotiva do biodiesel no Brasil é o óleo da soja.

    Ele informou que, enquanto a população mundial dobrou nos últimos 50 anos, o consumo dos mais diversos tipos de carne quintuplicou. Isso implica também o aumento da demanda por soja, pois vem dela a maior parte das rações destinadas à alimentação de gado, frangos e suínos.

    O escritor explica que os países onde esse aumento de consumo de carne pode ser observado de forma mais acentuada é a China e Índia, países cuja população tinha uma tradição secular de alimentação vegetariana. A alternativa para reverter esse quadro é, segundo ele, mudar os hábitos de consumo e o estilo de vida, pois somente assim haveria como frear a produção e a demanda por carros e carne.

    Mauro Rubem aproveitou para apresentar dados da Embrapa que comprovam ser muito mais lucrativo explorar o cerrado em sua forma natural do que destruir a vegetação para ocupar as terras com agricultura e pecuária. O deputado também ressaltou que a agricultura familiar tem se mostrado uma alternativa sustentável às grandes lavouras, pois produz alimentos orgânicos, que empregam mais mão de obra e não agridem o meio ambiente com agrotóxicos.

    "Brasil Europa em Fragmentos" é o oitavo livro da carreira de Vankrunkelsven, que é diretor da Organização Internacional Wervel Agricultura Justa e Sustentável, e consultor para a Organização Mundial do Comércio (OMC). Desde 2003 vive e trabalha parte do tempo no Brasil, parte na Europa. É consultor independente da Fetraf (www.fetrafsul.org.br), para formação de lideranças sobre OMC (Organização Mundial do Comércio), com especialidade no drama da soja.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escritor-belga-critica-expansao-da-soja-e-do-consumo-de-carne/2205016

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)