Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nion Albernaz

    O ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz (PSDB), recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta comenda da Assembleia Legislativa, na noite desta segunda-feira, 12. Por requerimento da deputada Betinha Tejota (PSB), a Casa realizou sessão especial, comandada pelo presidente Helder Valin (PSDB), para homenagear os 80 anos do ex-prefeito.

    Além de deputados estaduais e lideranças do PSDB, prestigiaram o evento o presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Teles; os senadores Marconi Perillo (PSDB), Arthur Virgílio (PSDB) e Lúcia Vânia (PSDB); o deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB); o chefe-de-gabinete da Prefeitura de Goiânia, João de Paiva Ribeiro; o secretário-geral da Governadoria, Carlos Alberto Peixoto; o vereador de Goiânia Anselmo Pereira (PSDB); os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado Sebastião Tejota e Naphtali Alves; e o vice-presidente regional da OAB, Sebastião Macalé.

    Nion é um homem a quem o título de professor incorporou-se a seu nome não como apêndice, mas como preâmbulo necessário e obrigatório para quem sempre ensinou e continua ensinando não só as ciências das letras, da economia, da engenharia ou da política, mais principalmente, lições de vida e de bem viver, declarou Betinha Tejota, autora da propositura.

    Ela disse ainda que o ex-prefeito deixou legados insuperáveis a Goiânia, em diversas áreas, como o urbanismo planejado e associado à preservação do Meio Ambiente; praças, canteiros e jardins que projetaram a cidade como referência nacional em termos do cultivo de flores não só como expressão de beleza, mas também como instrumento de educação e promoção da cidadania.

    Em termos políticos, o professor Nion Albernaz é um dos nossos ícones da luta democrática, nos idos do histórico e combativo movimento democrático brasileiro e depois no PSDB, onde se destacou como patriarca do chamado Tempo Novo, arquitetando e ajudando a implantar uma nova engenharia política em nosso Estado, complementou.

    O senador Marconi Perillo também falou em homenagem ao colega de partido. Talvez seja essa, uma das mais justas homenagens que a Assembleia Legislativa já concedeu, reforçou.

    Marconi Perillo lembrou que a Medalha oferecida nessa noite detem o nome de Pedro Ludovico Teixeira, uma grande liderança e um dos homens públicos mais importantes da história de Goiás, afirmando que poucos são os escolhidos para chegarem aos 80 anos e serem tão amados e reconhecidos, como Nion Albernaz, cujo nome faz jus a homenagem recebida.

    O professor Nion Albernaz, durante sua vida plantou somente boas sementes e as regou bem e, por isso, colhe sempre bons frutos. Todos que vieram aqui nessa noite prestar essa homenagem ao senhor, estão aqui porque o amam e o admiram, seja como conselheiro ou amigo, declarou.

    Em discurso de agradecimento, o ex-prefeito Nion Albernaz disse que feliz é o homem que, aos 80 anos de idade, pode olhar para o passado e se sentir realizado. "O meu compromisso de servir ao próximo, seja na vida pessoal ou profissional, sempre foi marcado por ética e honra", afirmou.

    Nion disse também que os vários obstáculos que viu a sua frente não serviram para desestimulá-lo. "Minhas conquistas não foram poucas, ainda mais quando lembramos que as dificuldades sempre foram muitas", destacou. "Em meus três mandatos à frente da Prefeitura de Goiânia, fiz tudo que esteve ao meu alcance, se não fiz mais é porque faltaram os instrumentos necessários", pontuou.

    O ex-prefeito encerrou seu breve discurso dizendo que combateu o "bom combate" o que, segundo ele, é essencial para a vida de qualquer homem público.

    Biografia

    Natural da cidade de Goiás, antiga Vila Boa, Nion Albernaz se formou em Direito e Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Casado com Geralda Goiazira Borges Pinto, o ex-prefeito tem quatro filhos Marcelo, Adriana, Luciana e Bruno Jaime Albernaz e oito netos.

    Nion Albernaz foi professor de matemática no Colégio Liceu de Goiânia e presidente do Departamento de Administração Geral da UFG, além de ter ocupado outras funções em instituições de ensino no início de sua carreira. Sua trajetória política teve início como vereador em Goiânia no ano de 1958, quando foi eleito presidente da Câmara Municipal.

    Ele ocupou o cargo de presidente da Companhia Habitacional de Goiás e secretário de Finanças da Prefeitura de Goiânia, em 1966, e foi eleito deputado federal constituinte em 1986, obtendo a maior votação entre os demais candidatos. Em Brasília, participou ativamente da elaboração da Constituição Federal, promulgada em outubro de 1988.

    Contudo, o que marcou a carreira pública do vilaboense foi sua gestão à frente da Prefeitura de Goiânia em três mandatos, nos períodos de 1983 a 1985, de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000. Em seu último mandato, o professor Nion, como era chamado, implantou benefícios que melhoraram a cidade e a qualidade de vida de sua população.

    Ele costumava dizer que recebeu uma cidade "encardida para depois implantar um imenso canteiro de obras e programas, que podiam ser observados na beleza e limpeza das ruas e praças, no trânsito mais educado, na Educação mais bem equipada e aprimorada, e na Saúde, procurando atender melhor o cidadão.

    Principais ações

    - Criou 10 Cooperativas de Produção em bairros considerados carentes, em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado;

    - Promoveu a urbanização de Goiânia;

    - Construiu as Marginais Botafogo e Cascavel;

    - Informatizou a Prefeitura através da Comdata;

    - Iniciou a construção do Paço Municipal;

    - Asfaltou 10.500m² de vias em Goiânia, durante seus três mandatos;

    - Implantou o projeto do Contorno Norte, mais uma alternativa de saída para as GOs e BRs que circundam a cidade;

    - Implantou a Avenida Cora Coralina, para melhorar o tráfego da Avenida 85;

    - A Marginal Botafogo foi ampliada em seu terceiro mandato;

    - Iniciou a implantação da Marginal Cascavel;

    - Implantou a Assessoria Especial da Mulher para atendimento nas áreas relativas à Justiça, cartoriais, psicológica, médica e laboratoriais;

    - Implantou o Clube do Povo, na região Noroeste de Goiânia;

    - Foi o primeiro órgão executivo do País a criar a Assessoria Especial para Políticas Públicas da Juventude;

    - Criou o Programa Amigos do Meio Ambiente, permitindo ao jovem adquirir uma profissão e a respeitar o meio ambiente;

    - Criou o Programa de Assistência do Idoso para atendimento médico, psicológico e social;

    - Criou o Programa de Atenção às Pessoas Portadoras de Deficiências.

    - Criou os Cepal - Centros de Alimentação.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações624
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nion-albernaz/2150061

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)