Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Reforma Política

    Luis Cesar Bueno promove discussão sobre reforma política e entrega titulo de cidadania ao presidente nacional da OAB, nesta 6ª-feira.

    Nesta sexta-feira, 8, no Plenário Getulino Artiaga da Casa, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, recebe Título de Cidadão Goiano. A proposta é do deputado Luis Cesar Bueno (PT). A solenidade está prevista para iniciar às 9 horas.

    Na ocasião, também acontecerá o primeiro Fórum de Debate sobre a Reforma Política, cujo objetivo é colocar em discussão o projeto de iniciativa popular que defende a deliberação de quatro eixos: o financiamento de campanhas por empresas e a consequente corrupção eleitoral; o sistema eleitoral proporcional de lista aberta de candidatos; a sub-representação das mulheres; e a deficiente regulamentação dos mecanismos da democracia direta.

    Devem participar do evento além do parlamentar e do homenageado, o vice-presidente da Comissão Parlamentar da Reforma Política no Congresso Nacional, deputado federal Rubens Otoni (PT), além do presidente da OAB-GO, Enil Henrique de Sousa Filho, representantes de entidades civil e religiosa e reitores de universidades.

    Para Luis Cesar Bueno, a reforma política pode ser um poderoso instrumento de combate à corrupção. “É nítido que o principal fator de estímulo à prática ilícita é a influência dos interesses dos financiadores de campanhas eleitorais no poder político, em todos os níveis”, destacou.

    O homenageado

    Marcus Vinícius Furtado Coêlho nasceu em São João dos Patos (MA), em 1972. Foi aluno e professor do Instituto Dom Barreto, graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí, onde obteve a aprovação, em primeiro lugar, na seleção para professor de Direito Público. Pós-graduado em Direito Processual pela Universidade de Salamanca (Espanha).

    Ele foi professor da Escola Superior de Magistratura e Escola Superior do Ministério Público. Leciona na Escola Nacional de Advocacia, Escolas de Advocacia dos Estados de São Paulo, Piauí e Distrito Federal e Escola Judiciária Eleitoral.

    Entre outros títulos é membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade). Foi representante do Conselho Federal da OAB no diálogo com o STF sobre Repercussão Geral. Palestrante nas áreas de Direito Eleitoral, Processo Eleitoral e Processo Civil, foi Procurador Geral do Estado do Piauí e é advogado militante em Brasília.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reforma-politica/209461089

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)