Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fator Previdenciário

    Programa Opinião discute, na TV Assembleia, emenda aprovada na Câmara Federal que oferece alternativa ao Fator Previdenciário.

    Com a participação do presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Goiás, José Rosa Flávio, e da Secretária de Saúde da CUT, Terezinha de Jesus, o Programa Opinião da TV Assembleia debateu na manhã desta terça-feira, 19, a emenda aprovada pelos deputados na quarta-feira, 13 de maio, à Medida Provisória 664/14, que dá alternativa ao trabalhador, na hora da aposentadoria, de aplicar a chamada regra 85/95 em vez do fator previdenciário.

    O cálculo do fator previdenciário leva em conta a idade, o tempo de contribuição, a expectativa de sobrevida e a média dos 80% maiores salários de contribuição desde 1994.

    Na prática, o fator reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos (no caso de homens), ou 60 (de mulheres). O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e de 30 para mulheres.

    Para quem se aposenta por idade, a aplicação do fator é opcional – é usado apenas quando aumenta o valor da aposentadoria. Quanto maior a idade do beneficiário no momento do pedido de aposentadoria, maior o fator previdenciário, e portanto maior o valor do benefício.

    Pela emenda aprovada e que ainda tem que passar pelo Senado, através da qual se aplica a regra 85/95, a mulher poderá se aposentar quando a soma de sua idade aos 30 anos de contribuição for de 85 e, no caso do homem, a soma da idade a 35 anos de contribuição somar 95. Com essa regra, a aposentadoria seria integral em relação ao salário de contribuição. Para os professores, haveria diminuição de 10 anos nesses totais.

    O presidente José Flávio relata que o fator previdenciário foi criado para conter a inflação. “Naquela época o governo teve esse medida e foi boa, a continuação dela é que não é devida”, justifica.

    Para Terezinha, a redução do salário no benefício do trabalhador penaliza a classe. “Para nós da CUT o fim do fator previdenciário é fundamental porque a previdência nacional é patrimônio dos trabalhadores”, salienta.

    O fim do fator previdenciário foi aprovado em 2010 na Câmara dos Deputados, em uma das maiores derrotas do governo no Congresso à época. A decisão dos parlamentares, no entanto, acabou vetada pelo então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

    Demanda antiga de setores sindicais, o assunto foi um dos temas mais debatidos durante a campanha à Presidência em 2014. Dilma Rousseff afirmou, durante a corrida eleitoral, que não acabaria com o fator previdenciário. Seus principais adversários à época, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB), por outro lado, prometeram buscar alternativas para acabar com a regra.

    Para assistir na íntegra esta edição do Programa Opinião, mediado pela jornalista Luciana Martins, acesse o Portal da Assembleia ou assista ao canal 8 da NET. O debate será exibido a partir desta sexta-feira, 22, e durante todo final de semana.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações289
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fator-previdenciario/209459990

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)