Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Privatização da Celg

    Processo de privatização da empresa federalizada é tema de audiência pública nesta 2ª-feira, 8, proposta pelo deputado José Nelto.

    Por iniciativa do deputado José Nelto, líder do PMDB da Assembleia Legislativa, será realizada nesta segunda-feira, 8, às 15 horas, no Auditório Solon Amaral, audiência pública para debater a privatização da Companhia Energética de Goiás (Celg).

    Segundo justificativa do parlamentar, o processo de privatização hoje é entendido como salva-vidas para a saúde financeira da Companhia. “A Celg foi ao longo dos últimos 16 anos sufocada por um intenso processo de sucateamento, falta de investimento por parte do Estado e má gestão”, avalia José Nelto.

    Para o deputado a audiência terá o objetivo de elucidar o processo de privatização da Celg e sua provável necessidade. “É preciso resistir de todas as formas possíveis, por entender que esse patrimônio é estratégico para o nosso Estado e nossa gente.”

    A Celg foi federalizada e passou a ser oficialmente do Governo Federal em março passado, quando o Governo de Goiás transferiu 51% das ações para a Eletrobrás, numa solenidade na sede da empresa com a presença do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

    A situação financeira da empresa energética goiana foi objeto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa em 2009/2010, que detectou que o principal problema foi a venda da Usina de Cachoeira Dourada, na década de 80. "Os depoimentos indicam que a venda de Cachoeira Dourada foi fato determinante para a situação de endividamento da Celg", disse ao fim da CPI o relator, deputado Humberto Aidar (PT).

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/privatizacao-da-celg/209459395

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)