Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lideranças discutem emancipação do distrito Jardim Ingá, em Luziânia

    O presidente da Comissão de Organização dos Municípios da Assembleia Legislativa, deputado Luis Cesar Bueno (PT), e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Daniel Messac (PSDB), participaram de uma reunião com lideranças do município de Luziânia. A reunião foi coordenada pelo deputado Valcenôr Braz (PTB). A pauta do encontro, realizado na quarta-feira, 3, na Procuradoria da Assembleia, tratou da emancipação do distrito Jardim Ingá (município de Luziânia), por meio do Projeto de Lei Complementar 416/2008 aprovado na Câmara Federal, que regulamenta a incorporação, fusão e desmembramento de municípios no Brasil. O distrito de Ingá possui uma população estimada em mais de 100 mil habitantes e, para o deputado Luis Cesar Bueno, a emancipação trará mais independência aos munícipes. Segundo o presidente da Federação Municipalista do Estado de Goiás, Miguel Salheb, só na região do Entorno do Distrito Federal mais cinco distritos (ABC, Monte Alto, Céu Azul, Campos Limpos e Marajá) preenchem os requisitos estabelecidos pelo Projeto de Lei, como viabilidade financeira e população mínima. Durante a reunião, Luis Cesar Bueno afirmou que vê o projeto como um passo importante na garantia de autonomia das Assembleias Legislativas do País. Segundo ele, com a aprovação do PL, o Legislativo passa a ter autonomia de legislar sobre o próprio Estado. Ele espera ainda que o Senado reveja os critérios estabelecidos e amplie para emancipação de distritos menores. No caso de Goiás é grande o número de distritos com população menor do que estabelecido no projeto e, no entanto, precisam ser emancipados. Muitos destes distritos são situados distantes dos municípios-sede e assim desprovidos de benefícios, acrescentou o deputado.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1212
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liderancas-discutem-emancipacao-do-distrito-jardim-inga-em-luziania/100595040

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)