Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Resgate da História

    Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, o deputado Mauro Rubem (PT) visitou a Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista, assim denominada em homenagem a jovem goiano de 15 anos desaparecido durante a Ditadura Militar. O parlamentar foi conhecer o projeto Os Sujeitos Organizando Sua História na Sociedade, na tarde desta quarta-feira, 29.

    A Escola, localizada no Setor Estrela Dalva, em Goiânia, está fazendo uma série de exposições e um documentário, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, que visa resgatar a memória de Marcos Antônio Dias Batista, estudante do Lyceu de Goiânia, que entrou na clandestinidade em outubro de 1969, se tornando membro da Vanguarda-Revolucionária Palmares, e nunca mais foi visto.

    Segundo Mauro Rubem, este projeto do ano letivo de 2013 insere os alunos do ensino fundamental no contexto da cidadania, além de trazer à tona uma série de injustiças e crimes cometidos pelos militares, entre 1964 a 1985. O parlamentar disse aos alunos que a Comissão de Direitos Humanos vai apoiar a produção do documentário, que vai ser finalizado ainda este ano, e que a TV Assembleia ajudará na divulgação da produção. É função da escola criar mecanismos para suscitar nos educandos o reconhecimento da história de vida de Marcos Antônio Dias Batista, e como essa história se mistura com a história de outros homens e mulheres em diferentes partes do Brasil, disse a coordenadora do projeto, Bruna Maria Cunha. A visita dá continuidade às atividades do encontro "Verdade, Memória e Justiça", que a Assembleia Legislativa sediou nesta manhã, no Auditório Solon Amaral. O evento foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, em parceria com O Comitê Goiano da Verdade, Memória e Justiça e a Comissão da Verdade, Memória e Justiça do Sindicato dos Jornalistas de Goiás.

    No encontro, houve o lançamento do livro "Camponeses Mortos e Desaparecidos: Excluídos da Justiça de Transição", que faz parte do projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Também foi apresentado o balanço do primeiro ano de trabalho da Comissão Nacional da Verdade (CNV), criada em 2012 pelo Governo Federal. Participaram do evento o consultor da CNV, Wagner Gonçalves, o representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gilney Viana, e o deputado Karlos Cabral (PT).

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/resgate-da-historia/100539316

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)