Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cidadania goiana

    Por iniciativa do deputado Bruno Peixoto (PMDB), a Assembleia Legislativa realizou, na noite desta segunda-feira, 27, sessão especial para entrega do Título de Cidadão Goiano a quatro personalidades de destaque no Estado. Foram agraciados com o Título: o presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), Gilmar Luiz Coelho; o vice-presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), José Adeu de Abreu Torres; o empresário e corretor de seguros Joaquim Rosa Fonseca; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves de Oliveira. Em seu discurso, Bruno falou da imensa gratidão e respeito com que a Casa acolhe os homenageados, afirmando serem profissionais que construíram carreiras indeléveis, lastreadas na ética, na dedicação extrema e no profundo conhecimento do saber. Nesta noite, a Assembleia Legislativa concede, com muita honra e justiça, o Título Honorífico de Cidadão Goiano a quatro personalidades que, na história de suas vidas, se fizeram goianos de coração, e hoje também dividem conosco o amor incondicional ao Estado de Goiás, afirmou. Bruno Peixoto lembrou ainda que a biografia de cada homenageado se confunde com as grandes lutas contemporâneas, de todos os que buscam na política a afirmação das liberdades individuais, a busca da diminuição das desigualdades sociais, a afirmação da honra, e a solidificação da democracia. A irretocável atuação profissional destes homenageados e o amor inegável por nossa terra e nossa gente, os legitimam à cidadania goiana. Homenageá-los como cidadãos do Estado de Goiás é uma honra que os goianos estão tendo, demonstrando que fronteiras estaduais não são obstáculos para reconhecer o valor de quem, por sua história profissional e política, orgulha a todos nós goianos. Que o Título de Cidadão Goiano, tão justamente concedido por esta Casa de Leis, reforce os laços de afeto e amizade com nossa terra e nossa gente concluiu. Homenageados O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Gilmar Luiz Coelho, falou em nome dos homenageados da sessão solene desta noite, que concede o Título de Cidadão Goiano a quatro personalidades goianas. Ele lembrou sua trajetória de vida, que teve início em Minas Gerais.

    "Foi com emoção que recebi a notícia de que eu seria agraciado com esse Título, através de iniciativa do deputado Bruno Peixoto, a quem rendo agradecimentos, extensivos aos demais deputados desta Casa", iniciou. "Esta honraria representa o sentimento que carrego em meu coração: embora mineiro, foi em Goiás que vivi a maior parte de minha vida. Aqui, aportei juntamente com minha família, na cidade de Mara Rosa", declarou.

    O homenageado também recordou a época em que se mudou para Goiânia, a fim de realizar seus estudos, a começar pelo Colégio Liceu, onde cursou o ensino médio; em seguida, Gilmar cursou Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG). Após o término do curso, deu início a uma prolífica carreira jurídica; em 2012, foi eleito presidente das Asmego.

    Finalmente, Gilmar discorreu sobre as lutas que empreendeu para a melhoria do Poder Judiciário em Goiás. "Sabemos todos que o Judiciário não tem conseguido atingir a demanda da população da maneira desejada. A sociedade - sobretudo a goiana - está ávida por uma melhor prestação de serviços", afirmou.

    "Posso assegurar que, durante os vinte anos que exerci a judicatura, procurei buscar a justiça. Enquanto presidente da Asmego, tenho diuturnamente lutado pelos direitos da magistratura. Por esta razão, pugnamos pela ampliação do quadro de desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás", lembrou, acrescentando que também participou da luta pela criação da Asmego. Já Pedro Alves de Oliveira, que tambémdiscursou em nome dos homenageados, falou da gratidão enorme que sentia pelo deputado Bruno Peixoto, pela homenagem que o tornava de direito, e que já era de fato e de escolha própria, cidadão de Goiás. Bruno Peixoto sempre foi um amigo da Fieg, pronto para participar e apoiar o setor produtivo, que gera empregos e qualidade de vida para as pessoas. Essa homenagem me traz uma alegria imensurável. Agradeço a você Bruno e aos deputados que aprovaram essa honraria, declarou. O presidente aproveitou ainda para falar da sua trajetória de vida, desde sua chegada pobre e humilde em Goiânia aos 17 anos, a fundação de sua primeira empresa, a conquista do diploma de administrador de empresas depois dos 50 anos de idade, e, finalmente, a sua posse como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). Convidados Compuseram a Mesa, ao lado do parlamentar do PSD: o secretário de Estado das Cidades, João Balestra do Carmo, representante do governador em exercício, José Eliton; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Ney Telles de Paula; o controlador-geral de município, Edilberto de Castro Reis, representante do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT); o presidente da Associação dos Magistrados de Goiás, Gilmar Luiz Coelho.

    Também como integrantes da Mesa: o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Pedro Alves de Oliveira; o vice-presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás, José Adeu de Abreu Torres; o empresário e corretor de seguros, Joaquim Rosa Fonseca; o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Paulo Vargas.

    E ainda: o representante do senador Cyro Miranda (PSDB), Joaquim Lemos Macedo; o assessor parlamentar Paulo Carneiro, representante do senador Wilder Morais (DEM); o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO), Sebastião Macalé.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cidadania-goiana/100535481

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)