Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Exploração

    De autoria do deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), a Câmara Federal analisa a Proposta de Emenda à Constituição 323/09, que cria o piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Pela PEC, a remuneração desses profissionais não pode ser inferior a dois salários mínimos.

    Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia de Goiás, o deputado Doutor Valdir Bastos (PR) afirma que o projeto representa grande incentivo a uma classe que, segundo ele, está em processo de expansão no País, mas que, no entanto, muitas vezes não tem respeitados direitos básicos como 13º salário e férias remuneradas. O republicano destaca a importância desses profissionais no combate a endemias como a dengue. Mas lembra que muitos deixam o trabalho para tentar outras profissões. Alguns trabalhadores dessa área são tratados como escravos, critica.

    O Ministério da Saúde repassa para os municípios, todos os meses, o valor de quase dois salários mínimos por agente. Mas, segundo Doutor Valdir, nem sempre os profissionais recebem esse valor. O dinheiro vai num bolo só e, em alguns casos, o trabalhador não recebe nem um salário mínimo. Em vez de contratar um profissional com o pagamento do piso, o prefeito contrata dois com remuneração mais baixa. Essa categoria é vítima de uma grande exploração, principalmente em rincões mais distantes do país, como o interior do Pará, do Mato Grosso e do Tocantins, denuncia.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exploracao/882250

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)