Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Auditor fiscal do Estado apresenta diagnóstico do modelo de gestão da Saúde

    Durante a audiência pública na manhã desta segunda-feira, 9, sobre as terceirizações na Saúde, o auditor fiscal do Estado, Jeovalter Correia, apresentou um diagnóstico do modelo de gestão da Saúde em Goiás com dados e análises. O auditor fez uma análise interna humana, material e formal. O clima organizacional da Saúde do Estado é de desânimo, tensão permanente, medo e desconfiança. O sistema de gestão é contingencial, mas existe até uma flexibilidade hierárquica. Enfim, todos os dias matamos um leão, disse. Segundo Jeovalter, o fluxo de tramitação dos processos de licitação da Secretaria Estadual de Saúde é de, no mínimo, 85 dias úteis ou 128 dias corridos. Para entender porque acontece isso em Goiás e para apresentar uma alternativa, buscamos o que acontece em outros estados.Em Minas Gerais, por exemplo, são 45 dias. E esse prazo no Estado promove um engessamento na Saúde. Dentre os efeitos e as consequências desse modelo de gestão, de acordo com o auditor fiscal, está a insuficiência do planejamento próprio da saúde, estabelecimento da prática de se utilizar incorretamente o fundo rotativo, compras em valores superiores ao de mercado, tramitação lenta dos processos, pagamento feito aleatoriamente, falta de credibilidade, modelo de financiamento contraditório, entre outros. Esse cenário acaba por promover um círculo vicioso, ou seja, a desconfiança dos atos dos servidores gera um aumento de controles, consequentemente, aumenta os prazos para conclusão das etapas e assim por diante. As alternativas seriam um redesenho do modelo administrativo, por exemplo ao reduzir o prazo de tramitação do processo de licitação para 45 dias, e a reforma do modelo de gestão, explicou.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auditor-fiscal-do-estado-apresenta-diagnostico-do-modelo-de-gestao-da-saude/3079705

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)