Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tramita na Comissão de Saúde projeto que fornece protetor solar para portadores de Lúpus

    Aguarda o parecer da Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 3336/15, de autoria do deputado Simeyzon Silveira (PSC). A matéria já tramitou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e obteve o parecer favorável do relator, deputado Álvaro Guimarães (PR).

    De acordo com a propositura, os estabelecimentos de saúde da rede pública estadual deverão fornecer, gratuitamente, bloqueador solar compatível com a necessidade especificada pela área médica aos portadores de lúpus. Ainda conforme a matéria, as pessoas beneficiadas devem ter uma renda mensal de até três salários mínimos.

    Conforme o projeto, o acesso a este direito será garantido por meio de cadastramento do portador de lúpus junto aos estabelecimentos de saúde da rede pública estadual. A proposta também explica que o benefício só poderá ser obtido com a apresentação de receita médica.

    Na matéria, Simeyzon justifica que o protetor solar a ser utilizado pelos portadores da doença "não se trata de aplicação de um mero cosmético, pois o mesmo funciona como medicamento necessário ao controle da doença". Ainda conforme a justificação, isso ocorre porque as manchas, lesões e úlceras orais são provocadas pela sensibilidade ao sol e luz, ou seja, os acometidos por esta fotossensibilidade devem evitar a exposição ao sol e fazer uso diário e intermitente de filtros solares.

    Audiência pública em Formosa

    Esta proposta faz parte dos resultados práticos obtidos após Simeyzon tomar ciência das necessidades deste segmento, em audiência pública que debateu o tema “Lúpus e doenças raras”, no município de Formosa, no dia 25 de setembro de 2015.

    Na ocasião, o deputado discutiu com a população, especialistas e autoridades maneiras de ajudar os portadores de lúpus no âmbito do Estado de Goiás. Conforme Simeyzon, o município possui um grupo de atenção à doença que realiza um amplo trabalho, mas que ainda possui muitas demandas.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tramita-na-comissao-de-saude-projeto-que-fornece-protetor-solar-para-portadores-de-lupus/300487064

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)