Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estudo sobre cobrança de taxa de iluminação está disponível para consulta pública

    Está disponível para consulta pública, na seção de Assessoramento Temático da Assembleia Legislativa, um estudo que trata da legalidade da cobrança por parte dos municípios da "taxa ou contribuição de iluminação pública". A solicitação havia partido de um vereador de São João da Aliança, município do interior goiano. A cobrança de taxas por parte dos municípios, de acordo com o estudo do Assessoramento Temático, é possível nas seguintes situações: Quando instituídas por lei; Quando no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição (art. 77 do Código Tributário Nacional - CTN); Para que a taxa possa ser cobrada, é fundamental e imprescindível que o serviço exista e esteja em legitimidade com as taxas cobradas pelos municípios, de forma que a sua não utilização decorra unicamente do fato de o contribuinte não querer usá-lo; Deve ter razoável proporção entre o valor a ser cobrado do contribuinte e as características gerais da atividade estatal vinculante (custo global, em especial). Não podem ser fixadas em função da capacidade contributiva de quem deve pagá-las. O estudo sugere, tendo por base decisão do Superior Tribunal de Justiça, que o município não pode cobrar taxa de iluminação pública, mas a contribuição é admissível.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações322
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudo-sobre-cobranca-de-taxa-de-iluminacao-esta-disponivel-para-consulta-publica/3001062

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)