Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Karlos Cabral comenta projetoscom vício de inconstitucionalidade

O deputado Karlos Cabral (PT) lembra que vício de iniciativa é maior causa de inconstitucionalidade de projetos aprovados por Assembleias Legislativas. A afirmação do parlamentar aconteceu na reunião da Comissão Mista que acontece nesta quinta-feira, 30.

Neste momento, o deputado discute o projeto nº 2.544, que trata da repartição de recursos financeiros do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (Fundesp-PJ). A matéria prevê que 30% dos valores arrecadados com prestação de serviços e taxas judiciais sejam repassados aos órgãos do Executivo e ao Ministério Público.

Karlos Cabral enfatizou que a iniciativa de criação da Fundesp foi do Tribunal de Justiça. "Ao aprovar uma matéria do Executivo tratando sobre o tema, a Assembleia estará criando uma lei inconstitucional, já que se trata de matéria de competência privativa do Judiciário", disse. O parlamentar ainda destacou que a autonomia financeira é um dos pilares da independência entre os Poderes.

  • Publicações52542
  • Seguidores54
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações38
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/karlos-cabral-comenta-projetoscom-vicio-de-inconstitucionalidade/2758388

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)