Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Saúde dos servidores intoxicados da Funasa é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa

    O Mandato Popular do deputado Mauro Rubem (PT/GO), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado de Goiás (SINTSEP-GO), realiza nesta segunda-feira, 20, a partir de 14 horas, audiência pública sobre a "Saúde dos servidores intoxicados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Ministério da Saúde". A audiência, que encerra um ciclo de seminários regionais sobre o tema, realizados nos últimos meses no interior do Estado, tem como objetivo apresentar diagnóstico da situação dos trabalhadores expostos a inseticidas altamente tóxicos sem a devida proteção, no início dos anos 80, além de cobrar do Governo Federal medidas para tratamento e indenização dos intoxicados e famílias envolvidas.

    Para Mauro Rubem, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa do Legislativo goiano, é preciso, o quanto antes, fazer justiça aos trabalhadores que garantiram saúde e qualidade de vida à população por vários anos. "Precisamos reconhecer a importância do serviço exercido por estes trabalhadores e principalmente cobrar das autoridades o reparo dos danos aos intoxicados, que vem sofrendo sérios descasos e preconceitos por conta da contaminação. Muitos brasileiros não morreram em função do comprometimento destes trabalhadores com o combate a malária, dengue e outras doenças. Por isso, a importância de relatarmos essas violações e sistematizarmos as investigações já realizadas. Esses trabalhadores merecem tratamento e proteção", reforça.

    A intoxicação, que aconteceu na antiga Sucam pelos inseticidas DDT e Malathion, foi responsável por agravar o estado de saúde de vários trabalhadores ao afetar o sistema nervoso dos contaminados, causando atrofia de membros, dores musculares e alteração no sistema neurológico, além de mudanças de comportamento como transtornos emocionais e depressão. Foram convidados para a audiência, autoridades políticas, servidores da Funasa, familiares dos trabalhadores intoxicados e representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério Público Federal e do Trabalho, etc.

    Serviço

    Audiência Pública "Saúde dos servidores intoxicados da Funasa e Ministério da Saúde

    Data: 20 de junho de 2011 (segunda-feira)

    Horário: a partir de 14 horas

    Local: Auditório Costa Lima - Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alameda dos Buritis, nº 231, Setor Oeste)

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/saude-dos-servidores-intoxicados-da-funasa-e-tema-de-audiencia-publica-na-assembleia-legislativa/2741751

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)