Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Repórter

    A TV Assembleia exibe, no próximo final de semana, a partir do dia 5 de novembro, o programa "Repórter Assembleia", desta vez com a pauta especial sobre como se preparar para os concursos públicos. No ano em que os concursos públicos eclodiram com tudo, a repórter Edriza Borges reúne dicas e orientações sobre como aproveitar o tempo e vantagens de cada candidato, e melhorar o desempenho e resultados.

    Frederico Garcia Pinheiro é um bom exemplo de um candidato que conseguiu aliar esforço, inteligência e metas a seu favor. Frederico é graduado em Direito e, um ano após concluir o curso, foi aprovado em quatro concursos. Fui aprovado nos concursos para os cargos de Procurador do Estado, Advogado da Petrobrás, Procurador Federal e também Procurador da Fazenda Nacional, explica o ex-estudante e hoje Procurador do Estado de Goiás.

    A dica do procurador é: O livro é o melhor aliado do candidato. Ele afirma que seu sucesso também tem a ver com o foco. Desde a minha graduação que eu decidi que iria prestar concursos. Então, toda a minha vida acadêmica foi dedicada não só à graduação em si, mas a aprofundar nas matérias que são evidência nos editais públicos, enfatizou Frederico.

    Estudar, descansar, estudar

    Essas dicas são valiosas para estudantes como Leonardo Pucci Lourenço, que há três anos estuda para concursos públicos na área de fiscal de âmbito federal. Eu trabalhei três anos em uma loja de conveniência e hoje larguei o trabalho para me dedicar de 10 a 11 horas por dia aos estudos, revelou o estudante.

    A psicóloga Márcia Noleto Moraes Oliveira afirma que, embora o esforço do estudante Leonardo seja admirável, ele não é muito viável e dependerá de como o organismo dele responde a tantos estímulos. Apesar da vantagem de adquirir mais informações, o estudante também tem que ter horários livres e de lazer para descansar o corpo e a mente, afirmou a psicóloga.

    Já a dica do diretor da Casa dos Concursos, loja especializada em material para concursos públicos, Elione Cipriano da Silva, é que o estudante tenha materiais de qualidade e que é preciso distinguir concursos de curto, médio e longo prazo para estudo.

    Os concursos de curto prazo são aqueles que exigem menos preparação e, consequentemente, a remuneração é menor se comparado ao concurso de longo prazo, em que é preciso uma dedicação exclusiva do candidato por um ano ou mais, explicou Elione.

    Qualquer tipo de seleção para concurso pode ser melhor concorrida quando o candidato se aprimora em cursos preparatórios. Wagner dos Santos é coordenador de cursinho preparatório para concursos e afirma que o ideal é que o estudante tenha a possibilidade de estudar, no mínimo, seis meses antes da prova. É preciso tempo exclusivo e ajuda de especialistas nas matérias que cairão na prova.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reporter/2449049

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)