Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mérito Legislativo

    A Assembleia Legislativa homenageou, na noite desta segunda-feira, 31, com a medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria do Legislativo goiano, 30 executivos do setor sucroenergético. Na oportunidade, o presidente executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Goiás (Sifaeg) e do Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçucar), André Luiz Rocha, recebeu o Título de Cidadão Goiano. A autoria da homenagem partiu do presidente da Casa, deputado Helder Valin (PSDB).

    "Com essa sessão, a Assembleia reconhece a importância do segmento sucroenergético, que gera muitos empregos e renda no Estado", afirmou o Presidente. "Em todo o Estado, há várias usinas importantes. Em Jataí, foi inaugurada a maior usina de etanol do país", disse, se referindo à Cosan investindo na profissionalização de seu quadro funcional e em inovações tecnológicas.

    Em 2006, a empresa disponibilizou mais de R$ 700 mil em bolsas de estudos para cursos de graduação e pós-graduação aos seus profissionais. Também desenvolveu o açúcar VHP, destinado à exportação, o que levou o Brasil à liderança mundial no comércio internacional de açúcar, fixando novos padrões de qualidade, aprovados em todo o mundo.

    O presidente também lembrou que 40% da frota nacional é composta por automóveis bicombustíveis, o que mostra a importância do etanol. "A expectativa é que as usinas em Goiás em, no máximo três anos, sejam capazes de abastecer todo o Estado", destacou.

    A iniciativa de homenagear André Luiz Baptista Lins Rocha partiu do hoje deputado federal Marcelo Melo (PMDB), segundo Valin. "Nada mais justo, já que ele realizou uma gestão muito moderna e séria à frente da Celg, é um cidadão exemplar e um pai de família que transmite bons valores", afirmou. Valin finalizou seu discurso pedindo que os empresários do ramo continuem investindo bastante no Estado.

    Em discurso de agradecimento pelo Título de Cidadão Goiano, André Luiz Rocha, disse que não cabe aos empresários do ramo definir o futuro da geração de energia no Brasil mas, sim, participar deste futuro.

    O executivo disse ainda que não falaria "nem mal, nem bem" de si mesmo, seguindo ensinamentos de Confúcio. Emocionado, agradeceu à família pelo amor e carinho que recebeu em toda a vida. "Agradeço ainda, de forma especial, à minha esposa Priscila, com quem iniciei a mais bela parte da história de minha vida", afirmou.

    Ele também citou trechos do livro "Crônicas de Goiânia", de José Mendonça Teles, que foi publicado pela Editora Kelps em 1998. "Ser goiano é botar os pés uma botina rangedeira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção", parafraseou.

    Otávio Lage, falando em nome dos 30 homenageados, agradeceu primeiramente a Deus e em seguida ao presidente Valin, dizendo ser um reconhecimento ao trabalho realizado por todos os empresários do setor, que investiram no Estado, gerando emprego e riquezas para os municípios. Só em Goiás, o setor emprega 92 mil e 800 pessoas, aumentando a arrecadação dos municípios e contribuindo para o desenvolvimento e o progresso dessas localidades, completou.

    Autoridades

    Prestigiam a sessão especial desta noite, entre outros, as seguintes autoridades: o secretário de planejamento do Estado, Oton Nascimento; o juiz Fausto Moreira Diniz, representando o Tribunal de Justiça; o deputado federal Roberto Balestra (PP); o deputado federal Leonardo Vilela (PSDB); o presidente do Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas), Sebastião Peixoto Moura; o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Anselmo Pereira; o suplente de senador Cyro Miranda (PSDB); o presidente da Fieg, Paulo Afonso Ferreira; e o prefeito de Quirinópolis, Gilmar Alves da Silva (PMDB).

    Receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira:

    Eduardo José de Farias - Presidente da Anicuns SA Álcool e Derivados

    Fernando José de Azevedo Mello Filho - Gerente Comercial da Usina Goianésia

    Francisco Luiz Dubeux Dourado - Presidente da Energética Serranópolis

    Garcita Jácomo Balestra - Presidente da Centroálcool

    George de Rezende Iplinsky - Presidente da Usina Rio Verde

    Henrique Cruz Filho - Diretor da Energética Serranópolis

    Hermínio Ometto Neto - Presidente da Usina São Francisco de Aúcar e Álcool

    Igor Montenegro Celestino Otto - Ex-presidente do Sifaeg/Sifacúcar

    Jean Luc Paquereau - Presidente da Usina Nova Gália

    João Guilherme Sabino Ometto - Diretor-presidente da Usina Boa Vista

    José Carlos Grubisich - Presidente da Rio Claro Agroindustrial

    José Mauro de Oliveira Ferreira - Superintendente-executivo do Sifaeg

    José Ribeiro de Mendonça - Presidente da Vale do Verdão Açúcar e Álcool

    Júlio Capobianco Filho - Presidente da Goiasa

    Leonardo Jayme Arimatéia - Ex-presidente do Sifage/Sifaçúcar

    Libório Manoel Joaquim de Freitas - Presidente da Vale do Verdão Açúcar e Álcool

    Luciano Sanches Fernandes - Presidente da Usina Porto das Águas

    Marcelo Wirgues - Diretor da Caçu Ind. e Com. de Açúcar e Álcool

    Miguel Pereira Barbosa - Presidente da Destilaria Nova União (Denusa)

    Mounir Naoum - Presidente da Usina Santa Helena de Açúcar e Álcool

    Nelson Marinelli - Diretor da Usina Boa Vista

    Onofre Andrade Pereira - Presidente da Cooperativa Agroindustrial de Rubiataba

    Otávio Lage de Siqueira Filho - Presidente da Usina Jalles Machado

    Paulo Gontijo Júnior - Presidente da Usina Lago Azul SA (Lasa)

    Pedro Isamu Mizutani - Presidente de áreas da Cosan Centrooeste Açúcar e Álcool

    Pedro Maeda - Diretor-presidente da Tropical Bioenergia

    Renato de Souza - Diretor da Usina Serra do Caiapó

    Rubens Ometto Silveira Mello - Presidente da Cosan Centroeste Açúcar e Álcool

    Segundo Braoios Martinez - Presidente do Cons. Administ. do Sifaeg/SifaçúcarVuk Wanderley Ilic - Diretor-executivo da Usina São Paulo Energia e Etanol.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações81
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/merito-legislativo/2214108

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)