Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Qual a consequência da apologia às drogas?

* Daniel Messac é deputado estadual pelo PSDB

As pessoas que exercem influência na sociedade, os chamados formadores de opinião e aqueles que têm algum tipo de exposição pública, por sua representatividade ou profissão devem ter um elevado grau de responsabilidade em suas declarações e comportamentos.

É extremamente prejudicial, especialmente à formação das crianças e dos adolescentes, a exibição pela mídia de entrevistas, declarações, filmes, novelas, músicas ou comerciais, difundindo a droga como algo positivo, charmoso e até inofensivo. Isso acaba reforçando a posição do dependente químico e estimulando pessoas que, de outra forma, não teriam disposição para experimentar um entorpecente. E quando um ministro de Estado aparece fazendo apologia ao consumo de drogas?

Embora as condutas referentes aos usuários de drogas, bem como àqueles que se dedicam ao tráfico ilícito estejam expressamente tipificadas como crime, como prescreve a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2.006, há pessoas influentes na sociedade que defendem, por exemplo, o uso da maconha. Como explicar, racionalmente, alguém defender aquilo que causa tantos malefícios à juventude e que é porta aberta para a disseminação do uso de outras drogas de maior gravidade, como a cocaína e o crack?

Vale esclarecer a propósito que, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, a Lei de Tóxicos não implicou na extinção do delito de posse de drogas para consumo pessoal, como muitos imaginam. Essa conduta continua sendo crime sob a égide da lei. O que ocorreu foi uma despenalização, ou seja, a exclusão de penas privativas de liberdade como sanção principal.

Os usuários e dependentes não estão mais sujeitos à prisão, mas a lei permite que eles cumpram penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade, conforme definição dos juizados especiais. O texto legal separa o usuário do traficante e estabelece que ele terá atendimento na rede pública de saúde.

A realidade, porém, ainda é bem diferente. Essa lei está em vigor há mais de 3 anos e até hoje não temos programas específicos, com garantia de tratamento digno e individualizado por parte do serviço de saúde pública. A intenção do legislador seria de ampliar esses serviços, mas, falta estrutura e disponibilidade de pessoal qualificado. Resultado: dependentes de baixo poder aquisitivo sem assistência e as famílias não sabem a quem recorrer.

As pessoas que exercem função pública devem estar muito atentas ao problema da apologia ao consumo de drogas. A Lei 11.343/06 estabelece pena de um a três anos de prisão para quem: induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga. Já o Código Penal, prevê detenção de três a seis meses para quem fizer publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime.

Não obstante, a história recente registra alguns fatos profundamente lamentáveis. O ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil admitiu, durante uma sessão de entrevistas para o jornal Folha de São Paulo, quando ainda ocupava o cargo que fumou maconha até os 50 anos e defendeu que ela não deveria ser proibida. São declarações que despertam nos jovens interesse em experimentar drogas. O mesmo ministro foi acusado pela ONG Mensagem Subliminar de fazer apologia ao uso da maconha no videoclipe da música Kaya NGan Daya e nas capas do CD e DVD de mesmo título.

O péssimo exemplo também foi protagonizado por outro ministro de Estado. Na Marcha da Maconha, realizada em maio passado, em Ipanema, na zona sul do Rio para pedir a legalização da droga, lá estava o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O mesmo que, durante show realizado pela banda de reggae Tribo de Jah, em Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, fez um discurso em que pediu aos presentes para fecharem os olhos e darem as mãos, celebrando a paz; entoou vivas ao reggae, Bob Marley, Tribo de Jah e Chico Mendes, e defendeu a descriminalização da maconha.

Detentores de cargos públicos, formadores de opinião, artistas e profissionais da mídia deveriam se voltar mais à conscientização da população para os perigos que as drogas representam para toda sociedade e exaltar o trabalho dos heróis anônimos, que são os voluntários de entidades assistenciais, voltadas à prevenção e reabilitação de dependentes. Afinal, a questão das drogas está na origem de grande parte dos nossos problemas, como: violência, criminalidade, corrupção, desagregação familiar, acidentes de trabalho e de trânsito.

  • Publicações52542
  • Seguidores54
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações23655
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-consequencia-da-apologia-as-drogas/2064871

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 12 anos

STF afasta criminalização da "marcha da maconha" pela Lei de Tóxicos

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 13 anos

STF libera "marcha da maconha"

Victor Emídio, Advogado
Artigoshá 4 anos

Há diferença entre incitação e apologia de crime?

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 2 anos

Falsificação de documento e estelionato: pontos controvertidos

Edgard Monteiro - Advogado, Advogado
Artigoshá 4 anos

Direito ao uso recreativo de drogas. Adquirir para fumar, cheirar, inalar, injetar. Por que crime?

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E qual a consequência de transportar quase meia tonelada de cocaína num helicóptero de um deputado federal do PSDB, que pousa numa fazenda de um senador do PSDB, suplente ao senado de um candidato à presidência pelo PSDB? Nenhuma! Ninguém responde por esse ilícito! Ninguém está preso ou indiciado! Nem quem transportava a droga, nem quem mandou realizar o transporte. Isso é apologia a quê? Que o tráfico feito por quem manda no país compensa? continuar lendo

Parabéns! Que bosta de texto. continuar lendo

Muitos falam em apologia sem sequer atentar para o fato do que significa a palavra.

Por mais que alguém seja pessoa pública e formador de opinião, não vejo apologia quando Gilberto Gil declarou ter usado e defendido que maconha não deveria ser proibida. Se formos a um dicionário, apologia é definida como o ato de defender, justificar ou elogiar, ou então fazer uma defesa apaixonada de alguém ou algo ou então fazer um enaltecimento.

Alguém poderia explicar em que a fala de Gilberto Gil foi uma defesa, justificativa, elogio ou enaltecimento? Para mim foi só uma declaração de que ele já foi usuário, ou então no máximo podemos dizer que foi algo "sem noção" da parte dele, assim como os outros que deram os vivas e pediram a legalização. "Absit injuria verbis", não vi nada nas atitudes que seja uma verdadeira apologia e um grande exagero de quem vê aí um crime.

Antes de dizerem algo, vou deixando claro que não sou a favor do uso recreativo de nenhuma droga ilícita, só escrevi este comentário mesmo por achar que devemos ser justos e não sair enxergando apologias aonde elas não existem. continuar lendo

Que texto imbecil. continuar lendo