Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Carlos Antonio comemora garantias trabalhistas aos conselheiros tutelares

    Presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Antonio (PSC) comemora a publicação da Lei nº 12.696, de 25 de julho de 2012, no Diário Oficial da União. Na qualidade de presidente da Frente Parlamentar Nacional Pró-Criança e Adolescente, o parlamentar goiano atuou efetivamente pela aprovação do projeto que virou lei no Congresso Nacional. A nova lei altera artigos da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assegurando garantias trabalhistas aos conselheiros tutelares. A Lei nº 12.696 unifica a eleição dos conselheiros tutelares e obriga cada município a ter pelo menos um conselho tutelar, composto de cinco membros eleitos. A escolha dos membros do conselho ocorrerá em data unificada em todo o território nacional, a cada quatro anos, no primeiro domingo subsequente ao dia 18 de novembro do ano seguinte ao das eleições presidenciais. O conselho tutelar será um órgão da administração local, composto por membros escolhidos pela população para mandato de quatro anos, permitida uma reeleição. A nova lei resguarda ainda outros quesitos, tais como: cobertura previdenciária; direitos a férias (gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de um terço do valor da remuneração mensal), 13º salário, licença-maternidade, licença-paternidade, gratificação natalina; estabelecimento de dia único para a eleição dos conselheiros tutelares; e vinculação dos vencimentos dos conselheiros ao do vereador do município pelo qual foi eleito, no valor de 60%.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carlos-antonio-comemora-garantias-trabalhistas-aos-conselheiros-tutelares/100018919

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)